Notícias

Como fazer networking e usá-lo a favor do seu negócio

31/07/2019 - Fonte: Revista PEGN
Para ter uma boa rede, primeiro passo é criar relações sem esperar nada em troca

Ter novas ideias, trocar experiências e gerar oportunidades. As vantagens e a importância de fazer networking já são mais do que conhecidas pelos profissionais e empreendedores. Mas, na hora da prática, é comum sobrarem dúvidas de como criar conexões de verdade. Muitas pessoas também acabam errando ao deixar esse fator em segundo plano. "O networking é o principal ativo que um empreendedor pode ter", afirma Laís Macedo, CEO do grupo Lide Futuro.

Para ela, a autenticidade é o fator mais importante quando se trata de fazer networking. Ainda assim, é possível (e necessário) ter algumas estratégias na hora de fazer conexões. Quanto mais desenvolvidas forem as relações, maiores as chances de darem bons frutos – sejam quais eles forem.

"A jornada empreendedora tem muitos caminhos. Quando sua rede é capaz de te ajudar a encurtar o caminho entre um ponto A e um ponto B, ela se torna seu maior ativo", diz.

Confira algumas dicas que ela dá para melhorar o seu networking:

- Explore ambientes:
Eventos costumam ser bons lugares para conhecer pessoas e fazer conexões. Embora plataformas online como o LinkedIn também sejam muito úteis, Laís destaca que é importante aproveitar o ambiente físico ao máximo. Isso inclui, também, saber ver oportunidades em momentos comuns do dia a dia. "É no ambiente offline que tudo acontece", diz.

- Vá além da sua bolha:
Em um local cheio de pessoas, pode ser natural buscar aquelas que pareçam ter algo em comum com você. Embora fazer isso não seja um problema, Laís destaca a importância de conhecer pessoas diferentes e que possam acrescentar com novas experiências ou pontos de vista. "Nos conectar só com nossos pares afunila as nossas redes. O mundo é plural e vale a pena aproveitar isso".

- Seja seletivo:
Se você quer criar relações realmente relevantes, sair distribuindo cartões sem qualquer critério não é a melhor forma. Nesse caso, segundo Laís, é preciso ter foco, entender o ambiente e saber com quem você quer se conectar. "Faça poucas, mas boas conexões", diz ela.

- Treine sua memória:
Imagine que você encontrou uma pessoa em um evento e se apresentou para ela. Em resposta ela diz que vocês, na verdade, já haviam se conhecido e conversado em outra ocasião. Situações constrangedoras como essa podem acontecer facilmente se você não memorizar o rosto e nome das pessoas com quem conversa. Por isso, Laís recomenda exercitar a memória e guardar informações sobre as pessoas. Vale, inclusive, anotar características marcantes sobre cada uma.

- Desenvolva as relações:
Conhecer ou ter muitas pessoas adicionadas no LinkedIn não é sinônimo de ter uma grande rede de networking. Segundo Laís, as relações se tornam realmente relevantes quando você está conectado às pessoas e tem liberdade para acessá-las. "Tratam-se daquelas pessoas que você sabe que pode recorrer quando precisar, seja para pedir um conselho ou para te apresentar a alguém."

- Não espere nada em troca:
Por mais que possam ser úteis em vários momentos, as conexões não devem ser feitas com o objetivo de ganhar alguma coisa. Segundo Laís, a autenticidade deve se sobrepor às expectativas. Vale lembrar que a relação também deve ser relevante para a outra pessoa. "Mesmo que em um primeiro momento não haja interesses, você tem e ganha a confiança."





     

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Acesse