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Gestão Financeira e Orçamentária são fundamentais para qualquer negócio

03/04/2019 - Fonte: Educa Mais Brasil
Os conhecimentos das áreas podem manter a saúde financeira de seu negócio

Ter um bom planejamento de investimento, orçamento e fazer uma empresa operar fora do vermelho são três características importantes para aqueles empreendedores que querem ver seu negócio dando certo. Por mais difícil que seja o desafio de gerenciar o financeiro de uma empresa, os conhecimentos de Gestão Financeira e Gestão Orçamentária, se bem aplicados, podem ser responsáveis por manter a saúde financeira do negócio.

- Gestão Financeira:

Os responsáveis pela gestão financeira de uma certa empresa – independe do porte (pequena, média ou grande – precisam ser preparados para atuar no mercado de trabalho com a análise de demonstrações contábeis, otimização de investimentos, gerenciamento e controle de orçamentos e custos, se baseando em conceitos, métodos e técnicas voltadas à gestão.

Para ser um gestor financeiro de uma empresa ou até mesmo de pessoas físicas, o profissional precisa ter uma formação holística e habilidades profissionais de diferentes áreas da gestão. Todos esses conhecimentos são passados na graduação em Gestão Financeira. A formação dura entre dois e três anos – a depender da instituição de ensino que oferece o curso. Entre os conhecimentos específicos da graduação estão: Auditoria Contábil, Documentação Financeira, Economia Empresarial, Financiamento de Negócios, entre outros.

- Gestão Orçamentária:

A gestão orçamentária é uma atividade composta por quatro etapas que devem ser realizadas antes de qualquer investimento ser realizado por uma companhia:

Planejamento financeiro / orçamentário – A ação de calcular receitas e despesas para um período estipulado pela organização, como os próximos três meses. Para fazer isso, o cálculo toma como base o mesmo período anterior ao momento do planejamento e busca fazer uma previsão para os meses seguintes.

Simulações de cenários – Essa etapa é importante para o desenvolvimento de novas estratégias para a empresa. Basicamente, essa análise ajuda na prospecção de diferentes tomadas de atitudes que a empresa pode ter e, assim, poder escolher aquele caminho melhor condizer com os objetivos do grupo.

Acompanhamento e controle orçamentário – Não adianta ter um planejado completo estipulado e na hora da prática nada daquilo desenvolvido acontecer de fato. Por isso é essencial fazer o acompanhamento mensal daquilo que foi planejado e do que está sendo realizado de fato pela empresa.

Revisão orçamentária – A prática da revisão orçamentária se parece com a do acompanhamento orçamentário, a diferença é que ele é realizado após a conclusão do período estipulado no planejamento orçamentário. A depender do resultado, novas estratégias são tomadas ou mantidas de acordo com os objetivos da empresa.





     

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