Notícias

Pesquisa de mercado: você irá descobrir que precisa mesmo disso

05/12/2018 - Administradores

Nada preocupa mais aos empresários, sobretudo na fase inicial de um projeto de negócio, do que custos e despesas. Nesse momento, é importante entender o que é realmente essencial para que a sua empresa ou serviço saia do papel como planejado.

Certamente, um bom caminho para isso é contar com auxílio profissional para realmente entender o mercado que deseja atuar, compreender as tendências, ter consciência dos riscos, enxergar as oportunidades, analisar o perfil do público alvo, conhecer as formas de entrega dos produtos ou serviços, os meios de pagamentos praticados por este segmento, e analisar alternativas para criar um diferencial competitivo. Ter uma estratégia eficaz desenhada para atingir aquele nicho ajuda o seu projeto a ter rentabilidade e conquistar a estabilidade. Desta forma, é possível enxergar quais serão as perspectivas de crescimento.

Quando se planeja um negócio é necessário ter a clareza que todas as suas decisões irão envolver um grau de incerteza e por isso uma pesquisa bem realizada auxilia na redução de nível de incerteza em cada tomada de decisão. Mediante a coleta e análise de dados obtidos em jornais e revistas especializados, órgãos de pesquisa e desenvolvimento, universidades, associações de classe, órgãos públicos e principalmente ouvir o próprio consumidor pode trazer muitas respostas.

Entender seu cliente facilita identificar qual o real potencial do mercado, o estilo de vida, hábitos de consumo, capacidade de renda e também escolaridade do público alvo. Avaliar os seus concorrentes também te permite enxergar os pontos de fragilidade no segmento que pretende atuar, assim focando em oferecer um diferencial. Entender o mercado, avaliando quais os fornecedores, compreender preços por eles praticados e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, completa os pontos que te dará uma direção mais assertiva para satisfazer as necessidades e anseios do seu público alvo.

Uma pesquisa de mercado te auxilia no processo para planejar o lançamento de seus produtos, maximizando esse momento tão importante. Além disso, permite também definir metodologia para permanente avaliação pós-aquisição de produtos e serviços para controle de qualidade.

É preciso compreender o mercado alvo, por meio da obtenção de dados relevantes que devem ser transformados em informações úteis para atuação em seu segmento. A pesquisa te permitirá compreender dinâmicas que só podem ser enxergadas com muito estudo das ameaças e principalmente oportunidades. O principal benefício de uma pesquisa é permitir avaliar cuidadosamente e determinar claramente o que seu público realmente quer, obtendo assim vantagem competitiva.





     

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Acesse