Notícias

Você conhece seu estilo de empreender?

30/04/2018 - Fonte: Jornal do Empreendedor

Estamos vivendo um aumento crescente no interesse em empreender. As razões são várias, entre elas se destacam o interesse das novas gerações em um novo modelo de carreira, outros são motivados pela crise econômica que restringiu oportunidades de emprego, podemos encontrar também pessoas que buscam em carreiras empreendedoras maior alinhamento com seus talentos e propósitos.

Paralelo a este cenário vemos o surgimento de uma rede de apoio ao empreendedorismo sendo construída, são instituições e eventos especializados, investidores, fundos específicos, etc.

Dentro desta nova cultura que vem se formando é possível identificar uma lacuna importante: uma abordagem sobre como um perfil impacta na criação e no desenvolvimento de um negócio. Quando me refiro a perfil estou falando da combinação de um conjunto de aptidões, como qualidades ou disposições inatas para determinada atividade.

São quatro grupos de aptidões:

Racionais
Visionárias
Afetivas
Pragmáticas
A maioria das pessoas forma seu estilo com um desses padrões como principal e um auxiliar, alguns estilos poderão ter dois auxiliares, dessa forma teremos diversas combinações: Pragmático com apoio do Afetivo, Visionário com apoio do pragmático e do afetivo, Racional com apoio do Visionário, etc…

Nossa atuação na vida ou no trabalho acontecerá de forma natural em nosso estilo. Forma aquilo que denominamos de forças. Atuar em um estilo diferente do nosso, no caso nos pontos fracos, de forma cotidiana e não eventual poderá causar sofrimento psíquico e com o tempo doenças físicas ou mentais.

Cada grupo de aptidões citadas acima forma um papel gerencial agrupando competências especificas que são fundamentais para a gestão e o desenvolvimento de um negócio:

Estas fases demandarão um ou papeis gerenciais listados acima. Por exemplo, no primeiro ciclo exigirá aptidões de percepção de oportunidade e estruturação de uma ideia. Neste caso o papel gerencial visionário reunirá aptidões para realizar este desafio de forma natural. Se o seu perfil tiver o papel gerencial Racional como ênfase, o seu funcionamento psíquico exigirá um nível de planejamento de detalhes e certezas que dificultarão a boa gestão desta fase.

Nenhuma pessoa reúne em sua personalidade todas as quatro aptidões, dessa forma teremos aptidões para uma ou outra fase, mas não conseguiremos atuar de forma hábil em todas as fases. Mas o meu estudo mostra que alguns perfis reunirão as aptidões necessárias para as três primeiras fases, formando um perfil com a melhor aptidão para empreender.

O conhecimento do perfil ajudará a identificar os pontos fracos e fortes para empreender e assim poderá elaborar estratégias visando tornar a atuação mais competente. Uma destas estratégias poderá ser a de se associar a alguém com estilo complementar.

Em meu livro ESTILOS PSICOLÓGICOS você poderá conhecer o seu estilo e as aptidões necessárias em cada ciclo de um negócio podendo se preparar melhor para o desafio de empreender. Caso você seja um coach ou trabalhe com empreendedorismo este conhecimento poderá tornar o teu trabalho muito mais eficaz.





     

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Acesse