Notícias

Como atingir resultados com rapidez e eficiência.

27/04/2018 - Fonte: Jornal do Empreendedor

Na monotonia de nosso dia a dia, executando tarefas e obrigações em nosso local de trabalho, nem sempre nos damos conta de todas as possibilidades disponíveis para o desenvolvimento de nossa eficiência, ou a de nossos colegas, e que podem estar em atividades corriqueiras onde mora o progresso. Muitas vezes, a percepção de detalhes aparentemente insignificantes, para onde pode convergir um pequeno esforço, faz grande diferença no resultado final de um trabalho.

Mas onde estão esses detalhes?

Uma das estratégias mais eficientes para se atingir resultados práticos de uma maneira eficiente é a motivação. É verdade que, em virtude da própria natureza humana, com sua predisposição natural ao desânimo e a apatia, é impossível estar sempre motivado. Então, cabe a você compreender e desvendar o que o motiva. Você pode descobrir companhias, elementos ou tarefas em seu local de trabalho que o deixam com uma predisposição mais agradável para encarar o dia, e executar suas obrigações com mais diligência.

Por mais que esse conceito pareça ingênuo, ou destituído de profundidade, a motivação é o elemento principal para qualquer atividade. Se você chegar motivado ao seu local de trabalho, mesmo que tenha pouca coisa para fazer, terá um ótimo dia. E então, da sua motivação, arrumará uma forma criativa de ser produtivo. Por outro lado, se você chegar pela manhã indisposto e desanimado, tendo muitas obrigações a executar, é provável que terá um péssimo dia.

Um ambiente de trabalho salutar é fundamental para mantermos em perfeitas condições tanto a saúde física quanto mental. E a motivação o ajudará de forma honesta. Com um interesse perspicaz e dinâmico em suas prioridades – ansioso em executar suas obrigações não apenas para livrar-se delas, mas para realizar o melhor trabalho possível –, sua eficiência se tornará mais densa e perceptível, e, consequentemente, até mesmo o tempo passará mais depressa. No entanto, o capricho nos detalhes, aquela sugestão autoral que faz a diferença, a dedicação em cada singular tarefa a ser executada, não deve jamais ser negligenciada. A motivação é oriunda de uma grande vontade de se superar a cada novo desafio.

Como está escrito algumas linhas acima, evidentemente, não estaremos sempre motivados, e isso é perfeitamente natural. Não devemos nos cobrar em excesso, tampouco exigir de nós algo que está muito acima de nossas capacidades. Todos temos nossas limitações, e reconhecê-las não é algo embaraçoso, muito pelo contrário.

Requer um conhecimento profundo de nossa natureza humana, e traz consigo a humildade de saber que estamos sempre em um constante processo de aprendizagem.

Estar de bem consigo mesmo, e descansar bem durante os finais de semana é fundamental para que comecemos uma semana dispostos e revigorados. Ainda que o trabalho tome a maior parte de nosso tempo, é fundamental reservarmos períodos de repouso, onde podemos descansar o corpo e a mente. Evidentemente, a motivação sempre será efêmera e passageira; por isso, devemos descobrir o que nos motiva, e nos revigorarmos com essa injeção de ânimo diariamente.





     

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Acesse