Opinião

Qual a melhor aplicação? O que a CAT CONSULTORIA recomenda?

Luis Claudio Mazzini (Consultor CAT)

Antes de tudo, devemos lembrar que cada investidor tem um perfil diferente. Em finanças, RENDIMENTOS são diretamente proporcionais aos RISCOS que você está disposto a correr. Quanto maiores os riscos, maiores as perspectivas de ganhos (ou perdas). Se o investidor tem um perfil “conservador”, ele estará optando por rendimentos menores, no entanto, sem risco de perdas.

A TAXA SELIC é a taxa de mercado na qual se baseia o CDI e consequentemente a remuneração que os bancos estão dispostos a pagar pelo seu dinheiro. É comum o gerente do seu banco citar aplicações como “100% do CDI”, “90% do CDI” e assim por diante... como a Selic vem subindo constantemente nos últimos anos, atingindo 14.25%, sugerimos que você mantenha a maior parte dos seus investimentos em títulos “pós-fixados”, ou seja, aqueles que sobem ou descem junto com a Selic. Um bom exemplo são os CDB’s que podem ser encontrados rendendo entre 100%% e 115% do CDI.

Imagine uma aplicação que lhe renda 100% do CDI, estaremos falando de um rendimento BRUTO de aproximadamente 14% ao ano (algo em torno de 12% líquidos, descontado o imposto de renda). Compare com a caderneta de poupança que deverá lhe render, no máximo, 8% ao ano ou da inflação que está flutuando próxima de 10% ao ano...

Uma segunda parte de seus investimentos podem ser Prefixados, ou seja, com taxas já predefinidas no ato da aplicação. Alguns deles pagam em torno de 15% ao ano. Se você estiver apostando que a Selic deve cair nos próximos anos, assim que a economia voltar a “andar”, você passa a garantir uma rentabilidade muito acima da média.

Resumindo a conversa :

60% a 70% - TITULOS PÓS-FIXADOS*
20 a 30% - TITULOS PRÉ-FIXADOS*
ATÉ 10% - ATIVOS DE RISCO (BOLSA, DÓLAR, ETC)*

Conforme dissemos no início, esses percentuais podem variar de acordo com seu perfil, mais ou menos conservador.

Se desejar uma explicação mais completa, envie-nos um e-mail para atendimento@catonline.com.br e teremos o maior prazer em desenvolver essa conversa.



     

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

Acesse